Terapias

Os transtornos mentais são a principal causa de incapacidade mundial.
Por cada 6 anos vividos com incapacidade mental, 1 deles é “perdido”.
Estudos científicos, de várias organizações mundiais, reconhecem que as pessoas com perturbações de saúde mental morrem, em média, 10 a 20 anos mais cedo do que as pessoas saudáveis, devido sobretudo a doenças físicas evitáveis.
O abuso sexual infantil e o abuso por intimidação são importantes causas de depressão. Desigualdades sociais e económicas, emergências de saúde pública, guerra e crise climática, estão entre as ameaças estruturais globais à saúde mental. A Depressão e a Ansiedade aumentaram mais de 25% apenas no primeiro ano da pandemia. Sendo que, neste momento, existe mais de 1 bilhão de pessoas – incluindo 14% dos adolescentes do mundo – que vivem com um transtorno mental.
O suicídio tem sido a derradeira resposta escolhida por mais de uma em cada 100 pessoas mortas, sendo em Portugal, a principal causa de morte em crianças e adolescentes. Dados da OMS demonstram que na Europa, a cada 40 segundos ocorre uma morte por suicídio…
“Não há saúde sem saúde mental”
Como funciona a Hipnoterapia?
A hipnose ajuda a modificar o subconsciente reduzindo a resposta patológica, compreendendo e limpando as causas, ressignificando e fazendo a ponte para o futuro, a fim de restabelecer a saúde e bem-estar geral, proporcionando uma vida mais livre, com propósito e harmonia.
Depressão
A Depressão é a principal doença crónica mundial, estando em 1º lugar como causa de incapacidade para o trabalho.
Sentimentos de incapacidade profunda, tristeza, solidão… que a principal doença crónica mundial que originam um estado de desespero, falta de propósito e motivação, levando à decadência profunda e origina isolamento, pensamentos negativos e ideação suicida.
Explicações e estudo científicos, acerca da depressão, não conseguem demonstrar o sofrimento e a dor de quem a vivencia, no seu dia a dia, nem dos que vivem com alguém com depressão.
Ansiedade
Existem diversas perturbações da ansiedade, sendo as mais comuns a Ansiedade Generalizada, Stress Pós-Traumático, Ataques de Pânico, Fobias…
A Ansiedade é uma resposta natural que nos protege do perigo ou do stress, no entanto, quando atinge proporções exageradas, desencadeia uma resposta do nosso organismo de hiper vigília, passamos a estar sempre em alerta, com grandes sensações de medo, preocupação e tudo passa a ser uma ameaça! Ao prolongar-se no tempo, torna-se um grave problema de saúde, limitando, muito, o nosso dia-a-dia.
Tudo isto afecta seriamente a qualidade de vida, condicionando tarefas mais básicas do quotidiano e impedindo as pessoas de ter o controlo na sua vida.
Traumas/Medos/Fobias
Os traumas são respostas do nosso corpo, resultante de eventos profundamente perturbadores. Podem ter origem em casos de abuso, negligência, perdas, bullying, disfunções familiares, catástrofes naturais ou acidentes, podendo despoletar medos e fobias.
As fobias são diferentes dos medos comuns porque causam sofrimento significativo, que podem levar a perturbação de stress pós-traumático, ansiedade, depressão e outros problemas de saúde mental, interferindo nas relações pessoais, no trabalho e na qualidade de vida, chegando a paralisar a pessoa que se isola cada vez mais…
Perdas / Luto
O luto é um conjunto de reações a uma perda significativa, sendo um processo de resposta natural e necessário para o ajustamento a uma nova realidade. É vivenciado não apenas perante a morte física de um ente querido, mas também como resultado da perda de uma relação amorosa, gestacional, condição laboral, animal de estimação, entre outros.
O luto é um processo natural que é necessário ser vivido para que a dor da perda seja ultrapassada, possibilite um reinvestimento bem como a crie novos laços com a vida. Ainda assim, existem situações de manifesta dificuldade para que as pessoas encontrem recursos para ultrapassar o sofrimento e vivam em permanente angústia, choque e revolta, podendo conduzir a estados debilitante de saúde.
A hipnoterapia permite conhecer as lacunas nesse processo de luto, bem como dar ferramentas de gestão emocional que permitem lidar com os sentimentos associados a esta fase da vida e, assim, ganhar uma nova visão e reaprender a viver saudavelmente.
Insónias / Peturbações de Sono
Numa sociedade em que o ritmo acelerado do dia-a-dia origina muito stress e desafios que condicionam a qualidade do sono, as insónias são a perturbação com maior prevalência e caracterizam-se por uma dificuldade extrema em adormecer e/ou manter o sono. Isto leva a uma experiência de sono insuficiente ou que não é reparador.
Dormir é uma necessidade básica e dormir bem é crucial para o nosso equilíbrio físico, emocional, intelectual e para toda a nossa harmonia de viver.
A hipnose é uma ferramenta eficaz no tratamento das perturbações do sono, ajudando a decifrar a causa e actuando na origem do problema. Através de técnicas específicas, não invasivas, associadas ao relaxamento e à respiração, que permitem devolver a qualidade de vida aos pacientes e por isso apresenta óptimos resultados, desde as primeiras sessões.
TABACO ADIÇÕES VÍCIOS
Sabias que, por cada cigarro fumado perdes 20 minutos de vida? - estudo da University College London.
E que, em todo o mundo, uma em cada 20 mortes é causada pelo álcool? - segundo a OMS.
De facto, o álcool mata 2,6 milhões de pessoas por ano, incluindo acidentes rodoviários, violência, abuso, doenças e distúrbios relacionados com o seu consumo excessivo.
A adição tem consequências físicas, psicológicas e emocionais, causando alterações na anatomia e química cerebral e físicas, que devastam todas as áreas da vida. Muitas das vezes levam o indivíduo a perder o estímulo para a vida e a entrar numa degradação moral, falta de vontade de viver e a perdas de dinheiro, amigos, família, emprego, saúde, perdendo até a sua alma…
Tabaco, álcool, comida, sexo, jogo, drogas e outros vícios têm origem multifactorial que se caracteriza pela compulsão, incontrolável, no consumo daquela substância e a comportamentos que formam um ciclo de desejo, compulsão e abstinência.
A hipnoterapia ajuda a interromper esse comportamento compulsivo na medida em que investiga as causas e a compreender a origem da dor, do sofrimento, que levam a pessoa a “refugiar-se” naquela substância.
O método de Cessação Tabágica ou outras Adições que sigo é integrativo, tem origem em vários experts da saúde mental como o Dr Alberto Lopes, a Dra Sofia Bauer ou o Dr Gabor Maté. É um protocolo especializado em hipnoterapia, com resultados comprovados, que ajuda a quebrar o ciclo aditivo, em que o hipnoterapeuta conduz o paciente, durante a sua terapia, a identificar e tratar as causas subjacentes do vício, permitindo uma recuperação verdadeira e duradoura.
Deixar o vício é escolheres-te a ti! É recuperar a tua saúde, recuperar a tua vida!
A única condição inicial exigida, para a tua sessão de hipnose clínica e atingir a cura é apenas a de, por vontade própria, estares comprometido contigo, mantendo a consistência nas consultas do protocolo definido, com motivação e determinação em deixar esse comportamento aditivo.
Se estás ou tens alguém conhecido que está refugiado numa adição, é crucial buscar ajuda técnica e especializada. Sou a Fernanda Martins Santos, Hipnoterapeuta Clínica certificada e reconhecida e terei todo o gosto, empatia e dedicação em ajudar-te na tua recuperação.
Só tem coragem, quem tem medo
